sábado, 24 de março de 2018

Número Dois - Uma Assembleia Bíblica se Reunirá de Acordo Com Princípios Que São Separados e Distintos do Judaísmo

Número Dois - Uma Assembleia Bíblica se Reunirá de Acordo Com Princípios Que São Separados e Distintos do Judaísmo

A segunda característica notável que marcará uma assembleia reunida biblicamente é que ela será livre de todos os princípios e práticas judaicas na adoração e ministério. A razão para isto é que a Igreja é um novo ponto de partida nos caminhos de Deus, e sendo assim, não é uma extensão do judaísmo em uma nova forma. A Igreja é uma companhia celestial de crentes, que tem esperanças e destino celestiais – e ela também tem uma adoração de carácter celestial. Israel, por outro lado, tinha uma religião terrena ordenada por Deus (judaísmo) porque eles são um povo terreno que tem esperanças e destino terrenos. Sendo assim, a forma de Israel se aproximar de Deus em adoração no judaísmo é inteiramente diferente do novo e vivo caminho no Cristianismo (Hb 10:19-22). Misturar as duas ordens de adoração é não entender o propósito distinto de Deus para cada uma delas (Hb 13:10), e isso resulta em confusão, arruinando a ambas (Lc. 5:36-39).
A primeira menção da Igreja foi quando o Senhor anunciou aos Seus discípulos “edificarei a Minha Igreja” (Mt 16:18). O fato d’Ele ter dito “edificarei” mostra que ela não existia naquele tempo. É algo inteira e completamente novo que não começou até o dia de Pentecostes, quando o Espírito de Deus desceu e uniu os crentes juntos a Cristo no céu.
Uma grande chave para entender o que é a Igreja é ver que ela não faz parte da revelação do Velho Testamento. Cristo e Sua Igreja é o grande “Mistério” de Deus (Ef 5:32). Um mistério, no uso bíblico da palavra, não significa algo misterioso e difícil de entender, mas algo “oculto” que Deus manteve escondido desde antes da fundação do mundo (Rm 16:25; Ef 3:4-6; Cl 1:26-27). O grande segredo revelado no Cristianismo é que quando o Messias de Israel (Cristo) reinasse sobre toda a obra das Suas mãos, como prometido no Velho Testamento, Ele teria um complemento ao Seu lado – a Igreja, Seu corpo e noiva. O propósito de Deus é glorificar Cristo no mundo vindouro em duas esferas (na Terra e no céu) por meio desse vaso celestial de testemunho especialmente formado – a Igreja. Hoje Deus está reunindo este material que vai compor esse vaso especial pelo chamado do evangelho. Crentes de entre os judeus e gentios estão sendo salvos e feitos parte dessa nova companhia celestial. Esse segredo é algo que não foi revelado no Velho Testamento, mas estava oculto no coração de Deus (Ef 3:9; Cl 1:26). Aqueles de outras eras não sabiam nada disso, porque não começou até o dia de Pentecostes.
Sendo assim, quando procuramos na Palavra de Deus por um modelo de assembleia bíblica, devemos buscar no Novo Testamento – e particularmente, nas epístolas. 1 Coríntios e 1 Timóteo são especialmente de ajuda. O livro de Atos também tem muitas ilustrações práticas da verdade da Igreja. Considerando então que essa verdade não está no Velho Testamento, não deveríamos procurar nele para aprender como a Igreja deveria se reunir para adoração e ministério. Este é um ponto extremamente importante; é algo que a maioria dos Cristãos interpretou mal.

Não estamos dizendo que Cristãos não deveriam ler o Velho Testamento. “Toda a [cada – JND] Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça” (2 Tm 3:16). “Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança” (Rm 15:4). Apesar de o Velho Testamento não ter sido escrito a nós Cristãos diretamente, ele foi escrito “para” nós. Há muita instrução nele sobre caminhos morais de Deus para com o homem. Mas é de máxima importância ver que, à parte às questões morais (porque elas nunca mudam diante de Deus), a maneira como Cristãos devem ler e aplicar o Velho Testamento é pelo seu significado simbólico. As coisas que foram registradas no Velho Testamento das Escrituras são tipos e figuras para nós como Cristãos (1 Co 10:11; Hb 8:5; 9:9, 23-24, 10:1, 11:19; 1 Co 9:9-10; Gl 4:24; Rm 4:23, 5:14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário