quinta-feira, 15 de março de 2018

Separação na Casa de Deus

Separação na Casa de Deus

Eu me apressaria em dizer ao meu amigo indagador, que ele não precisaria se desesperar, por conta do grande abandono e confusão na Cristandade, porque Deus antecipou a ruína e graciosamente fez provisão para tais dias naquilo que poderia ser chamado de “epístolas de ajuda”. Essas são as “segundas” epístolas nas nossas bíblias – 2 Coríntios, 2 Tessalonicenses, 2 Timóteo, 2 João. Estas epístolas lidam com a ruína que entrou na profissão Cristã e ordenam o caminho do crente em relação a isso. Há duas coisas em particular que são proeminentes em cada uma dessas “segundas” epístolas:
  • Fracasso no testemunho Cristão de uma maneira ou de outra;
  • A necessidade de separar-se do erro que entrou na profissão Cristã 
Isto quer dizer que temos que reconhecer o distanciamento na casa de Deus do que ela é, e nos separarmos disso. Agindo assim, Deus nos dará luz para o próximo passo no caminho. Uma passagem de uma das “segundas” epístolas que eu mencionaria ao meu amigo seria 2 Timóteo 2:19-22: “todo aquele que nomeia o nome do Senhor se retire da iniquidade (injustiça). Ora, em uma grande casa não há apenas vasos de ouro e prata, mas também de madeira e barro; e alguns para honra e outros para desonra. Se, portanto, alguém tiver se purificado a si mesmo destes (vasos), em se separando a si mesmo deles, será um vaso para honra, santificado, útil ao Mestre, preparado para toda boa obra. Foge das paixões da mocidade; e persegue justiça, fé, amor, e paz com aqueles que invocam o Senhor com um coração puro” (JND). Observe a ordem aqui; primeiro vem o exercício de se separar de tudo na grande casa (a profissão Cristã) que é inconsistente com o Senhor, e então nos será dada luz no caminho para encontrar “aqueles” com os quais podemos andar e ter comunhão; aqueles que “com um coração puro, invocam o Senhor”. Esta ordem é encontrada por toda a Escritura – primeiro separar-se daquilo que sabemos que é errado, e então, encontrar o caminho correto que está de acordo com a verdade (Is 1:16-17; Sl 34:14; Rm 12:9, 13:12; 1 Pe 3:11; 3 Jo 11).
Assim, encorajaria meu amigo a agir na luz que ele tem, e separar-se daquilo que vê nas igrejas e que é inconsistente com a Palavra de Deus, e o Senhor dará a ele mais luz no caminho. Abraão passou por um exercício similar quando “saiu, sem saber para onde ia” (Hb 11:8). Quando respondeu ao chamado de Deus e deu aquele passo, Deus o guiou ao lugar onde queria que ele estivesse. No entanto, ele não teria sido guiado àquele lugar se não tivesse dado o primeiro passo.

Um comentário:

  1. Parabéns qui Deus abençoe amei essa leitura espero receber notificação obrigado.

    ResponderExcluir