segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

As Características Gerais de um Remanescente


As Características Gerais de um Remanescente

Em condições normais e se o estado for bom, as características daqueles reunidos numa assembleia bíblica, em um dia de ruína, serão as mesmas do remanescente do livro de Esdras. Algumas dessas características são:


Eles Sentiram e Confessaram o Fracasso Coletivo do Povo de Deus – Daniel 9:3-19; Esdras 9-10:1

Os exercícios do remanescente que voltou à Jerusalém, no livro de Esdras, começaram com a oração e humilhação de Daniel. Deuteronômio 30:1-6 e 1 Reis 8:46-50 afirmam que quando o povo de Deus falhasse e seus inimigos os tivessem levados cativos, e eles orassem em verdadeiro arrependimento, Deus proveria libertação e um retorno à sua terra. Daniel orou essa oração e Deus manteve Sua promessa. Ele soberanamente promoveu um retorno de um remanescente dos judeus (Esdras 1).
Igualmente, aqueles em assembleias reunidas biblicamente reconhecerão sua parte na confusão triste e desonrosa a Deus que existe na profissão Cristã. Eles confessarão que falharam juntamente com todo o povo de Deus e que contribuíram para a ruína e o fracasso comum na Cristandade. Eles não se colocarão acima, como sendo melhores do que outros Cristãos, mas serão marcados por verdadeira humilhação (Is 66.2).


Eles se Libertaram da Confusão na Babilônia, se Separando Dela – Esdras 2:1-60

Judeus de todas as esferas da vida foram exercitados para retornar a Jerusalém – sacerdotes, levitas, cantores, servos etc. Eles “saíram” da Babilônia e se separaram dela. Ninguém os coagiu a fazer isto; foi um exercício pessoal da parte do povo. Provavelmente foi algo emocional e doloroso, porque significava para muitos uma despedida dos seus irmãos que escolheram permanecer na Babilônia.
Igualmente, aqueles que foram reunidos biblicamente ao nome do Senhor terão passado pelos mesmos exercícios, e se separado da confusão da grande casa da profissão Cristã – da qual Babilônia é uma figura (2 Tm 2:19-22). Eles não deixaram a casa da profissão Cristã, mas procuraram retornar aos primeiros princípios na Palavra de Deus de como se reunir.


Eles Não Alegaram Ter Poderes Que Foram Perdidos Nos Fracassos Anteriores – Esdras 2:61-63

Os judeus que retornaram a Jerusalém sabiam que eram apenas um remanescente do povo de Deus, e, portanto, não tiveram a pretensão de ter os poderes que a nação uma vez teve nos seus primeiros dias. Eles não tinham a nuvem de glória (Shekinah, em hebraico – Êx 13:21-22; 2 Cr 5:13-14; Ez 8:4), nem o “Urim e Turim” (Êx 28:30; Ed 2:63). Esses símbolos de poder já haviam desaparecido e isso os lançou em direção ao Senhor por ajuda.
Igualmente, aqueles reunidos ao nome do Senhor não alegam ter milagres e sinais apostólicos, nem poder de ordenação, como a Igreja uma vez teve em seus primeiros dias. Nem fingem ter grandes dons; na melhor das hipóteses eles têm “pouca força” (Ap 3:8). Eles reconhecem que estão em um “dia das coisas pequenas” (Zc 4:10).


Eles Espontaneamente Deram Suas Possessões à Causa Para Apoiar o Testemunho Remanescente – Esdras 2:64-70

A realidade da fé do povo no livro de Esdras foi provada pela sua disposição de “voluntariamente” dar suas possessões em suporte ao testemunho na forma monetária. Cada um “deu conforme as suas posses”.
Igualmente, aqueles em assembleias reunidas biblicamente deveriam dar suas possessões que trarão suporte à causa de Cristo e ao testemunho remanescente com o qual estão identificados (Compare 2 Co 8:11-12).


Eles Procuraram Agir em Unidade Prática em Todos os Assuntos – Esdras 3

O remanescente em Esdras agiu unido “como um só homem” em tudo o que faziam (v. 1), não somente em sua adoração, mas também em seu serviço para o Senhor e sua comunhão prática de um com outro.
  • Eles se ajuntaram “como um só homem” (v. 1)
  • Eles trabalharam “como um só homem” (v. 9)
  • Eles cantavam “juntos” (v. 11) 

Igualmente aqueles que estão conectados com o testemunho remanescente hoje deveriam ser marcados pela procura em guardar “a unidade do Espírito no vínculo da paz” (Ef 4:3 – ARA). Isto pode ser feito em muita fraqueza, mas é seu objetivo e desejo.


Eles Seguiram a Palavra de Deus em Tudo o Que Faziam – Esdras 3

O remanescente em Esdras era cuidadoso em seguir a Palavra de Deus em tudo que faziam em adoração e serviço. Muitas vezes diz, “Como está escrito” (Ed 3:2, 4).
Da mesma forma, o testemunho remanescente no Cristianismo deveria ser marcado pelo cuidadoso seguir da Palavra de Deus em todas as coisas que tivessem a ver com adoração e serviço. Podemos nem sempre ter um versículo específico para tudo, mas deveríamos ter um princípio bíblico para nos guiar.


Eles Experimentaram Oposição por Conta do Terreno que Escolheram em Separação da Corrupção na Terra – Esdras 4

O remanescente em Esdras tinha “adversários”. Eram pessoas na terra que eram contrárias à posição que os judeus fiéis tomaram em Jerusalém em separação da mistura de princípios religiosos que estavam sendo praticada ao redor deles.
Da mesma forma, aqueles que se reúnem ao nome do Senhor Jesus “fora do arraial” vão experimentar “vitupério [reprovação – JND]; isto provém de ser identificado com tal testemunho (Hb 13:13; Ap 3:9). A objeção mais forte à reunião sob princípios bíblicos para adoração e ministério, normalmente vem daqueles que professam conhecer o Senhor.


Eles Tinham um Ministério Profético Forte em seu Meio – Esdras 5

Deus levantou profetas no meio do remanescente no tempo de Esdras para fortalecer e encorajar o povo a continuar no trabalho que estavam fazendo para o Senhor. Eles foram muito usados pelo Senhor. “Ageu” pregou sobre o estado moral do povo, para que a vida deles fosse encontrada como agradando o Senhor. “Zacarias” tornou o coração do povo para o futuro – para a vinda do Senhor quando o reino seria estabelecido em poder e glória.
Igualmente, o Senhor usará homens para ministrar a Palavra de Deus para fortalecer e edificar aqueles naquela posição de remanescente no Cristianismo hoje em dia. Estes podem ser irmãos locais (1 Co 16:15-18; 1 Tm 5:17), ou aqueles que os visitam, de outras assembleias (At 14:21-22; 1 Co 16:10-12).


Eles Não Pretendiam Ser Todo o Povo de Deus, Mas Admitiram que Eram Meramente um Remanescente Esdras 6:16-22

O remanescente em Esdras seguiu em frente humildemente em sua adoração e serviço. Eles não pretendiam ser todo o Israel, mas ofereceram uma oferta pelo pecado pelas doze tribos de Israel. Fazendo isto, eles confessaram sua parte no fracasso da nação. É significante, entretanto, que eles comeram a Páscoa apenas com aqueles que se separaram da contaminação na Terra.
Igualmente, os reunidos ao nome do Senhor hoje não pretendem ser a Igreja de Deus em sua totalidade, nem pensam que são o remanescente de Deus hoje. Eles reconhecem que são poucos, e voluntariamente confessam sua parte no fracasso público da Igreja. Entretanto, apenas comem a ceia do Senhor (o antítipo da Páscoa) com aqueles que se separaram da contaminação – moral, espiritual e eclesiástica.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Estas são algumas características proeminentes que marcam a assembleia reunida biblicamente. No entanto, será assim apenas quando o estado do povo for bom e estiverem andando com o Senhor. É possível estar numa posição correta (eclesiasticamente), mas numa condição errada (espiritualmente). O livro de Malaquias ilustra isto. Os judeus daqueles dias retornaram ao centro de Deus (Jerusalém), mas estavam claramente em um estado inadequado de alma. Portanto, assumindo que as assembleias reunidas ao nome do Senhor estão em um estado razoavelmente bom, essas características vistas no remanescente em Esdras serão vistas nelas também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário