segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Um Pastor


Um Pastor

Sendo guiado para uma assembleia no terreno bíblico, o novo convertido precisará de ajuda espiritual em questões morais e práticas de sua vida. Para ajudá-lo nisto, Deus deu outro dom à Igreja – o pastor. Isto é ilustrado na próxima série de versículos em Atos 11. “E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia. O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração; Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé” (At 11:22-24). Enquanto Barnabé é também chamado de apóstolo (At 14:14) é evidente que ele tinha o dom de pastorear o povo de Deus. Seu trabalho em Antioquia ilustra isto.
O encargo do pastor é ajudar os membros do corpo de Cristo no seu andar com o Senhor. Ele, de coração, cuida particularmente dos recém-nascidos em Cristo, e procurará que nenhum se extravie. E se alguns se extraviar, ele irá atrás deles para recuperá-los. Este é um dom muito necessário hoje em dia quando há tanto fracasso na Igreja.
O pastor terá um coração compreensivo e administrará conforto ao rebanho em tempos de tristeza e aflição. Ele sentirá as provas e problemas pelos quais o povo de Deus está passando e carregará suas tristezas em seu coração e oferecerá conselho e encorajamento. Ele talvez tenha de corrigir alguém que fez algo errado, mas ele o fará fiel e amorosamente (Pv. 27:6).
O trabalho de um pastor é predominantemente de caráter particular, mas ele pode e irá ensinar e aplicar a verdade às almas em reuniões públicas. Isto é visto em Barnabé ajudando Saulo no ensino dos santos na assembleia de Antioquia (At 11:26). Este dom exige a maior sabedoria para ser exercido em relação a todos os outros dons. Se um pastor não é cuidadoso, e perde sua comunhão com o Senhor, ele pode atrair os santos após si ao invés de levá-los a Cristo (At 20:30). Esse é um perigo sempre presente entre os pastores. É essencial então, que ele seja encontrado em comunhão com o Senhor o tempo todo (Jo 15:4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário