segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Cobertura para a Cabeça

Cobertura para a Cabeça

A passagem em 1 Coríntios 11, já citada, indica que as irmãs, numa assembleia reunida conforme a Escritura, também cobrirão a cabeça quando questões divinas e tópicos da Escritura estiverem em discussão. E isso não deverá ser assim apenas nas reuniões da assembleia, mas a qualquer momento quando as Escrituras são abertas, pois, como já mencionado, instruções quanto ao seu uso são encontradas no mesmo capítulo antes de ser mencionado o que é específico para reuniões da assembleia.
O ato de manter as cabeças dos irmãos descobertas e de cobrir as cabeças das irmãs é uma demonstração prática dos princípios envolvidos na confissão do Cristianismo. O apóstolo diz: “Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo” (1 Co 11:3). Sendo assim, os homens devem descobrir as suas cabeças quando estão envolvidos em atividades espirituais, ou seja, “oração ou profecia”. Ao fazerem isso, eles estão reconhecendo que toda a glória pertence a Cristo, “porque é a imagem e glória de Deus” (v. 7). Este ato glorifica a Cristo e deve ser feito com isso em vista.
Da mesma forma, a mulher no Cristianismo representa a glória do homem. Ele diz: “mas a mulher é a glória do homem. Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem. Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem. Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos” (1 Co 11:7-10). O cabelo da mulher representa a glória natural do primeiro homem. Sendo este o caso, o cabelo da mulher deve ser coberto quando ela está envolvida em atividade espiritual. Quando as irmãs usam uma cobertura para a cabeça, elas estão anunciando o fato de que elas não reconhecem o primeiro homem como tendo qualquer lugar no Cristianismo (Fp 3:3; Cl 2:11-12). Isso não tem nada a ver com os maridos e esposas. O artigo “o” ou “a” antes de “homem” e “mulher” na passagem (que constam na versão King James, e nas em português) não está no texto original grego, porque ele está se referindo a homens e mulheres de forma genérica. A confissão envolvida no ato de cobrir a cabeça de uma mulher deve ser vista como um privilégio, não como um dever. Quando a irmã entende o princípio envolvido, ela deve estar feliz em ter um sinal sobre sua cabeça.
Para esclarecer um ponto de mal-entendidos, é bom salientar que há duas palavras diferentes usadas para o “véu” em 1 Coríntios 11. O Espírito de Deus propositadamente usa duas palavras diferentes no idioma original para distingui-las. A palavra em grego para “véu”, nos versículos 4-6, é “katakalupo”. Ela indica uma cobertura artificial, como um chapéu, um lenço ou uma mantilha. Mas uma palavra completamente diferente para “véu” é usada no versículo 15 — “peribolaiou”. Isso se refere ao cabelo da mulher que Deus lhe deu para cobrir a sua cabeça. O cabelo da mulher é um véu (ou cobertura) que aumenta a sua beleza natural. Contudo, o ponto do apóstolo nesta passagem é que, já que a cabeça da mulher representa a glória do homem, sua cobertura natural de cabelo é para ser coberta com uma cobertura artificial. Como mencionado, este ato significa uma confissão prática que nós, como Cristãos, não reconhecemos nem damos lugar ao primeiro homem nas coisas divinas.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Resumo: A assembleia reunida em conformidade com a Escritura irá reconhecer e guardar os diferentes papéis dos irmãos e irmãs, mesmo que isso não seja popular na Cristandade

Nenhum comentário:

Postar um comentário