segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Número Cinco - Uma Assembleia Bíblica Reconhecerá os Dons Espirituais em seu Meio e Permitirá Que Sejam Exercitados Como Forem Guiados Pelo Espírito Santo


Número Cinco - Uma Assembleia Bíblica Reconhecerá os Dons Espirituais em seu Meio e Permitirá Que Sejam Exercitados Como Forem Guiados Pelo Espírito Santo

A segunda esfera pública na assembleia é a do dom. Esta é a esfera onde o ministério é dado na forma de ensino e exortação. Sacerdócio tem a ver com coisas espirituais sendo ministradas do homem para Deus; enquanto que o exercício do dom tem a ver com coisas espirituais sendo ministradas de Deus para o homem, no caminho da verdade vinda de Sua Palavra. Uma assembleia bíblica reconhecerá os dons espirituais em seu meio e permitirá que sejam exercitados, como forem guiados pelo Espírito.
A Bíblia ensina que todos os crentes receberam um dom espiritual a eles comunicado quando foram salvos e selados com o Espírito Santo. 1 Pedro 4:10-11 diz, cada um de vós, segundo o dom que recebeu, comunicando-o [ministrando-o – JND] uns aos outros, como bons despenseiros das várias graças de Deus. Se alguém fala, fale como oráculos de Deus; se alguém ministra, ministre como da força que Deus dá, para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a Quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém” (TB). E em Efésios 4:7 diz, “Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo”. 1 Coríntios 12:7 diz, “Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil”. A distribuição dos dons é ilustrada na parábola do Senhor em Mateus 25:15. “e a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade”. As palavras “a cada um”, são genéricas e assim inclui irmãos e irmãs.
É importante entender que estes dons não são dons naturais que possamos ter – como dom musical ou talento artístico, ou força natural etc. – mas capacidades espirituais dadas a nós para nos habilitar a ocupar nosso lugar no corpo. Mencionamos isto porque muitos Cristãos estão confusos a esse respeito. Eles pensam que a habilidade natural de uma pessoa é seu dom espiritual no corpo de Cristo. E daí vem a ideia de que o Cristão deveria praticar esportes profissionais ou seguir carreira musical profissional como um artista, porque tem habilidades naturais. Os Cristãos hoje em dia são encorajados a buscarem desafios mundanos em função de suas habilidades naturais, mas isto apenas os envolve no mundo e anula seu testemunho Cristão. J. N. Darby disse, “É inteiramente falso o princípio que dons naturais são uma razão para usá-los. Posso ter uma surpreendente força ou velocidade para correr; com uma derrubo um homem com só um golpe e, com a outra, ganho um troféu. Música pode ser a coisa mais refinada, mas o princípio é o mesmo. Este ponto eu creio ser da mais alta importância. Os Cristãos perderam sua influência moral admitindo a natureza e o mundo como inofensivos. Todas as coisas me são lícitas, mas como eu disse, você não pode misturar a carne e o Espírito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário