segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

“Se Purificar Destes” e “Seguir Com Aqueles”


 “Se Purificar Destes” e “Seguir Com Aqueles”

O exercício é duplo: primeiro dissociar, e em seguida associar. Isto é indicado nas palavras, “se purificar destes” (v. 21 – JND), e “segue... com aqueles” (v. 22 – TB). Os crentes devem se separar da mistura na casa, e seguir “com aqueles que invocam o Senhor com um coração puro” (TB). Esta ordem é consistente em toda a Escritura (Is 1:16-17; Rm 12:9, 13:12; Sl 34:14; 3 Jo 11). Estudiosos dizem que “purificar destes”, está no genitivo plural no grego, e seu significado é abrangente em aplicação podendo incluir pessoas, princípios e coisas – isto é, todo o estado misturado de coisas na casa. Significa dizer que o crente fiel deve se dissociar de tudo o que for contrário à verdade de Deus, de tudo aquilo que nega o que a verdadeira Igreja é sob Cristo, a Cabeça, e daqueles que negam o verdadeiro lugar do Espírito Santo como Guia. Fazendo isto, o crente se torna um “santificado” vaso “para honra”.
Isto quer dizer que temos que nos separar de alguns crentes verdadeiros que não estão preocupados com sua associação com o erro e com a confusão. Se verdadeiros crentes estão contentes em seguir em comunhão com a confusão, não temos escolha senão nos separarmos deles também. Isto é algo doloroso e um teste real da nossa disposição em agir sob os princípios da Escritura. Uma vez que estamos nos separando de verdadeiros crentes, deveríamos senti-lo profundamente. Não obstante, o chamado do Senhor tem precedência sobre o amor aos irmãos. Na verdade, a prova do nosso amor pelos nossos irmãos será vista na nossa obediência a Deus. “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os Seus mandamentos” (1 Jo 5:2). Contudo, estejamos atentos contra a atitude de pensar que somos melhores ou mais espirituais do que aqueles de quem nos separamos. O espírito adequado ao nos purificarmos da mistura dos vasos na casa envolve julgamento próprio e não justiça própria.
Quando o crente faz isto, então o Senhor o guiará para comunhão “com aqueles”, onde ele poderá praticar toda a verdade de Deus – tal como a verdade de o um corpo na prática – embora isto seja em um remanescente. Observe também que o exercício de dissociação é imposto primeiramente em nós. O caminho para associar-se “com os que, com um coração puro, invocam o Senhor” não será encontrado até que tenhamos agido na luz que temos quando nos separamos daquilo que sabemos, pelas Escrituras, ser inconsistente com a casa. É somente então que o Senhor nos dará mais luz.
Associando-se “com aqueles” mostra que a resposta à confusão sem esperança na casa não é o isolamento. Podemos ser tentados a erguer nossas mãos em frustração e nos resignar a seguir apenas como indivíduos, mas a separação não deveria levar ao isolamento. O versículo 22 mostra que o Senhor proverá alguns com quem poderemos andar e praticar a verdade. Não será com todos os membros do corpo, mas haverá alguns – um testemunho remanescente. Se uma pessoa estiver verdadeiramente exercitada, cremos que o Senhor a guiará no caminho. Observe também que não diz: “Segue... os que”, o que seria meramente seguir homens. Mas diz: “Segue... com aqueles”, o que implica que eles também estão seguindo e que temos de nos juntar “com aqueles” seguindo o Senhor e os princípios da Sua Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário