segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Reunião de Oração


Reunião de Oração

Nesta reunião a assembleia local comparece diante do “trono da graça” (Hb 4:16), num sentido coletivo – numa oração unida. Podemos orar particularmente em casa e recebermos respostas a essas orações, se pedirmos de acordo com a vontade de Deus, mas não há nada como as orações feitas na reunião de oração. É uma reunião absolutamente vital para a Igreja expressar sua dependência e suas necessidades ao Senhor desta maneira. Uma assembleia que não tenha uma reunião regular de oração não poderá esperar prosperar espiritualmente. Portanto, o tempo estabelecido para oração coletiva é vital e essencial para todas as assembleias. Das numerosas referências do livro de Atos podemos ver que a Igreja primitiva tinha esse tipo de reunião e a Igreja de hoje também deveria tê-la (At 2:42, 4:23-33, 12:12-17, 13:3 etc.).
A reunião de oração é o momento quando as necessidades e fraquezas são expressadas, e onde as respostas aos pedidos são esperadas. Não é o momento para longas e desconexas orações, ou pior ainda, ensinar aos santos enquanto estão de joelhos. O que caracterizou as reuniões de oração nas Escrituras foi a precisão. Eles geralmente tinham algum pedido específico ou necessidade que traziam ao Senhor em oração, e estavam completamente concordes naquilo que pediam, orando “unânimes”. Somos encorajados a nos aproximarmos com “confiança ao trono da graça” e fazer nossas “petições” (Hb 4:16; Fp 4:6). Nestas reuniões os irmãos que oram audivelmente agem como porta-vozes de todos os que estão presentes naquela ocasião. Eles levam as preocupações daqueles na assembleia à Cabeça da Igreja. Não há necessidade de haver um líder que ore (Ne 11:17) porque o Espírito Santo preside nesta reunião e Ele guiará os irmãos para audivelmente expressarem as preocupações da assembleia ao Senhor.
A reunião de oração pode ser considerada “a reunião termômetro”, porque a temperatura ou estado geral daqueles numa assembleia em particular pode frequentemente ser discernido pelo interesse e comparecimento deles a esta reunião. O “tom” desta reunião é a manifestação da condição espiritual da assembleia como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário