segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Um Profeta

Um Profeta

Na última parte de Atos 11, vemos profetas em ação. “E naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia. E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César. E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judeia. O que eles com efeito fizeram enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo” (vs. 27-30). Há dois aspectos do uso deste dom: predizer e comunicar. Vemos Ágabo agindo na primeira capacidade – predizendo certos eventos que em pouco tempo ocorreriam. Este aspecto de profecia não é mais visto na Igreja hoje em dia – apesar de haver alguns que simulam ter esta habilidade. O outro aspecto da profecia – comunicar a mente de Deus para o momento – é encorajado na assembleia local (1 Co 14:1). Este é um ministério muito necessário. O triplo objetivo deste tipo de ministério de profecia é:
  • “Edificação” – edificando os santos na santíssima fé (Jd. 20). Se os santos são deficientes em algum ponto da doutrina na fé Cristã, este tipo ministério vai atender esta necessidade. Isto é para nosso entendimento.
  • “Exortação” – despertando os santos em algum aspecto da prática Cristã. Se os santos estão deficientes em alguma área prática da vida, isto atenderá esta necessidade (Ag 1:13-14). Isto é para nossa consciência.
  • “Consolação” – animando os santos. Este é ministério que encoraja os santos a continuarem no caminho da fé. Isto é para o nosso coração (Rt 2:13 – JND). 

Um profeta, neste sentido, trabalha para aperfeiçoar o estado dos santos, e assim a comunhão deles com o Senhor se aprofunda. Seu ministério trata com o coração e a consciência do povo de Deus, e eventualmente, pode comunicar coisas que eles não queiram ouvir (At 21:10-14).

~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Resumo: Uma assembleia bíblica reconhecerá os dons espirituais em seu meio e permitirá que sejam exercitados, como forem guiados pelo Espírito Santo. Na assembleia onde há a dependência do Espírito Santo e liberdade para Sua ação, Ele vai convocar e energizar os dons espirituais que lá estão, e eles agirão no ensino e exortação para a edificação de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário