segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Reunião de Leitura


Reunião de Leitura

O essencial para uma reunião de leitura da Bíblia é mencionado em 1 Timóteo 4:13, onde diz: “Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá”. O “ler” que Paulo fala aqui não é a leitura pessoal e privada da Escritura ou ministério, mas a leitura pública das Escrituras quando os santos estão reunidos (margem da tradução de J. N. Darby). Este era o costume da Igreja primitiva de se reunir para ouvir a leitura das Escrituras. Era uma prática dos judeus nas sinagogas (At 13:15) que foi transportada (corretamente) ao Cristianismo. O fato de Paulo ter incluído “exortação” e “ensino” em 1 Timóteo 4:13 indica que após as Escrituras terem sido lidas em voz alta, havia a oportunidade para qualquer um que tivesse o dom da exortação ou de exposição da verdade, fazer comentários para a ajuda espiritual e entendimento dos santos. Isto é essencialmente o que é uma reunião de leitura da Bíblia. As Escrituras que eles liam eram as do Velho Testamento, mas conforme o tempo passava e as epístolas eram escritas, estas também foram incluídas nessas leituras.
Isto era feito na Igreja primitiva porque a maioria naquele tempo não tinha uma cópia das Escrituras. Era uma forma de todos ouvirem a Palavra de Deus e obterem algum ministério útil. Também, alguns antigamente eram iletrados e não podiam ler mesmo que tivessem uma cópia das Escrituras. Além disso, essas ocasiões promoviam comunhão. “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão” (At 2:42). A reunião de leitura da Bíblia é ainda um maravilhoso meio de aprender a verdade.
Paulo encorajava Timóteo a participar dessas reuniões de leitura e aproveitar a oportunidade para exercitar seu dom em exortação e ensino. Ele disse que definitivamente Timóteo tinha o dom para isso, e não deveria negligenciar seu uso. Paulo também o lembrou de que ele tinha o suporte dos irmãos mais velhos (“o presbitério”) que haviam reconhecido seu dom e haviam dado a ele a destra de comunhão no uso do dom (v. 14). Não deveríamos encorajar alguém nesse caminho se ele não tiver o dom para ministrar a Palavra. A pessoa pode embaraçar-se a si mesma e haverá pouco proveito espiritual para os santos. Embora a reunião deva ser usada por aqueles que podem ensinar, se não existir alguém presente com um dom específico para o ensino, os santos ainda podem ser alimentados. Se vários irmãos na reunião expressarem o que eles entendem em conexão com a passagem, em dependência do Senhor, Ele vai dar algo aos santos, porque Deus sempre abençoa a leitura da Sua Palavra (Ap 1:3).
Como a reunião de leitura hoje em dia é realizada segundo o caráter de uma “reunião da assembleia”, alguns têm pensado que ela pudesse estar incluída na primeira categoria – e talvez ela devesse – mas os irmãos dos anos 1800 a realizavam como um tempo para exposição pelos irmãos dotados, onde perguntas e respostas ocupavam grande parte da reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário