Reunião de Leitura
O
essencial para uma reunião de leitura da Bíblia é mencionado em 1 Timóteo 4:13,
onde diz: “Persiste em ler, exortar e
ensinar, até que eu vá”. O “ler”
que Paulo fala aqui não é a leitura
pessoal e privada da Escritura ou ministério, mas a leitura pública das
Escrituras quando os santos estão reunidos (margem da tradução de J. N. Darby).
Este era o costume da Igreja primitiva de se reunir para ouvir a leitura das
Escrituras. Era uma prática dos judeus nas sinagogas (At 13:15) que foi
transportada (corretamente) ao Cristianismo. O fato de Paulo ter incluído “exortação” e “ensino” em 1 Timóteo 4:13 indica que após as Escrituras terem sido
lidas em voz alta, havia a oportunidade para qualquer um que tivesse o dom da
exortação ou de exposição da verdade, fazer comentários para a ajuda espiritual
e entendimento dos santos. Isto é essencialmente o que é uma reunião de leitura
da Bíblia. As Escrituras que eles liam eram as do Velho Testamento, mas
conforme o tempo passava e as epístolas eram escritas, estas também foram
incluídas nessas leituras.
Isto
era feito na Igreja primitiva porque a maioria naquele tempo não tinha uma
cópia das Escrituras. Era uma forma de todos ouvirem a Palavra de Deus e
obterem algum ministério útil. Também, alguns antigamente eram iletrados e não
podiam ler mesmo que tivessem uma cópia das Escrituras. Além disso, essas
ocasiões promoviam comunhão. “E
perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão” (At 2:42). A reunião
de leitura da Bíblia é ainda um maravilhoso meio de aprender a verdade.
Paulo
encorajava Timóteo a participar dessas reuniões de leitura e aproveitar a
oportunidade para exercitar seu dom em exortação e ensino. Ele disse que
definitivamente Timóteo tinha o dom para isso, e não deveria negligenciar seu
uso. Paulo também o lembrou de que ele tinha o suporte dos irmãos mais velhos
(“o presbitério”) que haviam
reconhecido seu dom e haviam dado a ele a destra de comunhão no uso do dom (v.
14). Não deveríamos encorajar alguém nesse caminho se ele não tiver o dom para
ministrar a Palavra. A pessoa pode embaraçar-se a si mesma e haverá pouco
proveito espiritual para os santos. Embora a reunião deva ser usada por aqueles
que podem ensinar, se não existir alguém presente com um dom específico para o
ensino, os santos ainda podem ser alimentados. Se vários irmãos na reunião
expressarem o que eles entendem em conexão com a passagem, em dependência do
Senhor, Ele vai dar algo aos santos, porque Deus sempre abençoa a leitura da
Sua Palavra (Ap 1:3).
Como
a reunião de leitura hoje em dia é realizada segundo o caráter de uma “reunião
da assembleia”, alguns têm pensado que ela pudesse estar incluída na primeira
categoria – e talvez ela devesse – mas os irmãos dos anos 1800 a realizavam
como um tempo para exposição pelos irmãos dotados, onde perguntas e respostas
ocupavam grande parte da reunião.
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