sábado, 17 de março de 2018

PARTE I - UM PERFIL DE UMA ASSEMBLEIA BÍBLICA


PARTE I - UM PERFIL DE UMA ASSEMBLEIA BÍBLICA

Como versículo introdutório sobre o modelo de uma assembleia bíblica, vamos abrir em Ezequiel 43:10: Tu, filho do homem, mostra a casa aos da casa de Israel, para que se envergonhem das suas iniquidades; e meçam o modelo” (TB). Faço referência a este versículo pelo seu significado figurativo. Foi dado a Ezequiel “o modelo” para a casa de Deus nos capítulos precedentes (40-42) e agora ele deve dá-lo aos filhos de Israel. O propósito disso foi permitir que vissem o quão longe eles estavam da mente e do ideal de Deus, para que eles ficassem “envergonhados [perplexos – JND] das suas iniquidades” por desviarem-se da ordem de Deus quanto à adoração judaica. Igualmente, se virmos o simples modelo na Palavra de Deus de como os Cristãos deveriam verdadeiramente se reunir para adoração e ministério, ficaríamos surpresos de para quão longe a Cristandade em geral se afastou da ordem de Deus. Podemos bem perguntar: “De onde vieram estas coisas que tomamos por certas na Cristandade, quando não há uma sugestão sequer delas nas Escrituras”? Estamos nos referindo a nomes sectários, magníficas catedrais, o clero como distinto dos leigos, o vestuário dos ministros e os membros do coral, os campanários e as cruzes nos edifícios, os serviços de adoração pré-arranjados, as orquestras, as orações previamente escritas, as mulheres pregando nos púlpitos, o dízimo, os seminários etc. Novamente perguntamos: “De onde vieram todas essas coisas”?
Não era suficiente que Ezequiel “mostrasse” ao povo o modelo da casa; o Senhor queria que o próprio povo a “medisse”. Este é um exercício bom e saudável para cada um que procura a verdade.
Uma coisa é termos alguém para nos dizer sobre o modelo escritural para adoração Cristã na Palavra de Deus, de forma que ele seja mostrado para nós. Mas também precisamos ter um conhecimento dele por nos envolver no estudo dessas coisas por nós mesmos. Dessa maneira, o medimos por nós mesmos e assim, obteremos um melhor entendimento dele. Assim teremos algo para seguir em nossa procura por uma assembleia bíblica.

Um comentário: