segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Um Doutor


Um Doutor

Nos dois próximos versículos em Atos 11 vemos o dom de doutor em exercício. “E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia. E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados Cristãos” (At 11:25-26). O trabalho do doutor é ajudar os santos a entender a verdade de Deus que, quando entendida apropriadamente, ocupa a alma com Cristo.
O doutor é alguém que aprecia a verdade e ama ajudar os outros a apreciá-la também. Uma vez que Cristo é o centro e o tema de toda a Escritura, o maior desejo do doutor é ajudar os santos a melhor conhecer a Deus e os Seus caminhos. Um doutor guiado pelo Espírito exaltará a Cristo e revelará as glórias e obras da Sua Pessoa. Ele trabalhará para “manejar bem a Palavra da verdade” (2 Tm 2:15), apontando as várias distinções e nuances de significado, que ajudará os crentes a terem um melhor entendimento da revelação de Deus. Uma marca que distingue um doutor é que ele será capaz de dizer a mesma coisa em meia dúzia de diferentes formas até que o ouvinte capte o determinado conceito que ele está tentando apresentar. Ele tem a habilidade natural de explicar claramente seus pensamentos e, um dom espiritual vindo do Senhor que complementa suas habilidades. Estas duas coisas podem ser vistas na parábola dos talentos. O homem deu “talentos” (figurativo de um dom espiritual) a cada homem “segundo a sua capacidade” (Mt 25:15). Veja também 1 Pedro 4:10-11. Se ele usa o seu dom e sua habilidade corretamente e na dependência do Senhor, muita verdade será ensinada aos santos.
Um doutor pode também ser chamado para identificar ensinamentos errôneos, se eles surgirem na assembleia. Ele irá, se necessário, expor as falsas e más doutrinas a fim de salvaguardar o rebanho. Este é um aspecto triste do seu trabalho, mas é necessário quando a verdade está sendo atacada (Gl 2:4-5).
Antes que um doutor possa ser realmente eficaz, primeiro a verdade tem que ser ensinada a ele próprio. Isso tomará tempo e diligência em estudos privados “que tem seguido” nas várias linhas da verdade na Escritura (1 Tm 4:6). Ensinar requer não somente aprender a verdade, mas também saber como apresentá-la clara e ordenadamente, de maneira que os santos possam recebê-la e ter proveito dela. Vemos isso na exortação de Paulo a Timóteo: “Conserva o modelo [um esboço[1] – JND] das sãs palavras que de mim tens ouvido” (2 Tm 1:13). Isto não foi uma exortação a Timóteo para aprender a verdade da doutrina de Paulo, porque Timóteo já havia feito isto (2 Tm 3:10), mas para ter a verdade de Deus de uma maneira ordenada com o propósito de guardá-la (2 Tm 1:14) e disseminá-la (2 Tm 2:2). Isto nos mostra que o doutor não deve apenas conhecer a verdade, ele precisa tê-la de uma forma esquematizada para assim poder “delinear sistematicamente” seus vários princípios para outros (nota de rodapé de 2 Timóteo 1:13 da tradução de J. N. Darby). Por este motivo apenas, este dom requer mais tempo de preparação que outros dons, para que alcance a sua máxima eficiência.
Doutores, pastores e profetas vão trabalhar juntos proveitosamente na assembleia, quando dirigidos pelo Espírito. Isto é visto no fato já mencionado – ambos, Barnabé e Saulo ensinaram a assembleia de Antioquia. O doutor apresentará a verdade e os profetas e pastores darão a aplicação prática daquelas verdades nas várias situações da vida. A harmonia dos dons, trabalhando em direção a um objetivo comum, é visto em Efésios 4:11-14: “Ele deu uns como apóstolos, outros como profetas, outros como evangelistas, outros como pastores e mestres [doutores], tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos para o trabalho do ministério, para a edificação do corpo de Cristo até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito [maduro – JND], à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos meninos, jogados de um para outro lado e levados ao redor por todos os ventos de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação [sistematização – JND] do erro” (TB). Observe o quão próximos pastores e doutores estão ligados nesta passagem, indicado pela ausência das palavras “e outros” entre os dois dons. Isto pode ser porque um homem pode ter o dom de pastor e de doutor, mas usualmente eles são vistos como dons separados (1 Co 12:28).
O objetivo dos dons é ajudar os membros do corpo a crescerem ao ponto onde eles possam participar na “obra do ministério”. Se os dons forem efetivos, os santos serão edificados na santíssima fé (Jd 20), e eles, por sua vez, poderão contribuir no ministério. O ministério de todos os pastores e doutores deve ter isso em “vista”. Em certo sentido, eles “trabalham sem um emprego”, e assim, podem mudar para outros lugares onde há necessidade de ensino e pastoreio.


[1] N. do T.: A nota de rodapé da tradução de J. N. Darby desse versículo diz que o significado da palavra “hupotuposis” no grego é “uma exposição sistemática, de forma resumida, de qualquer forma de doutrina, um esboço”

Nenhum comentário:

Postar um comentário