segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

A Posição de um Clérigo na Igreja Não é Encontrada na Escritura


A Posição de um Clérigo na Igreja Não é Encontrada na Escritura

É triste dizer, mas a maioria das organizações da igreja tem um clérigo ordenado para conduzir os serviços. Diferentes nomes são dados a esta posição criada pelo homem na igreja; ele pode ser chamado de “sacerdote”, ou “ministro”, ou “pastor”, dependendo de qual setor do mundo Cristão ele vem. Independentemente de qual escola um pastor ou ministro ordenado possa ter vindo, todo o conceito de um clérigo presidindo uma assembleia de Cristãos é uma invenção humana, e não é encontrada na Palavra de Deus. W. T. P. Wolston disse, “A ideia está na cabeça dos homens, mas não na Escritura”.
Alguns podem contestar isto e dizer: “Mas lemos sobre pastores na Bíblia”. Sim, isto é verdade, um pastor é uma pessoa a quem foi dado o dom para pastorear o rebanho de Deus. É um dos muitos dons que Cristo dá à Igreja para ajudar os membros do corpo a crescerem (Ef 4:11-13). O que contestamos é aquilo que as igrejas denominacionais denominaram “pastor”. Eles fizeram do dom de pastor algo que não é encontrado na Escritura. Tomaram um termo bíblico e o associaram a uma posição não bíblica na igreja. E o que é tão confuso a esse respeito é que a pessoa pode ocupar esta posição sem nem mesmo ter o dom de pastor! Ele pode ter o dom de um evangelista, ou de um mestre, ou algum outro dom, e ainda assim carregar o título de “pastor”. E por que nomear unicamente este dom no corpo de Cristo para esta posição?
Estabelecer um homem para conduzir as reuniões na assembleia é realmente uma negação prática da liderança de Cristo. C. H. Mackintosh disse, “Se Jesus está em nosso meio, por que pensaríamos em estabelecer um dirigente humano? Por que não permitirmos unanimemente e de todo o coração, que Ele tome o assento presidencial e nos curvemos a Ele em todas as coisas? Por que estabelecer autoridade humana sob qualquer modelo ou forma na casa de Deus? Pode ser dito pelos defensores da autoridade humana, ‘Como uma assembleia poderia funcionar sem alguma direção humana? Isso não levaria a todo tipo de confusão humana? Isto não abriria a porta para todos se intrometerem na assembleia independentemente de dom ou qualificação?’ Nossa resposta é muito simples. Jesus é Todo-Suficiente. Podemos confiar n’Ele para manter a ordem em Sua casa. Sentimo-nos muito mais seguros nas Suas graciosas e poderosas mãos do que nas mãos do mais atraente dirigente humano”.
Que triste confusão entrou na casa de Deus como resultado do estabelecimento de um clérigo em seu meio para conduzir os procedimentos da assembleia. Este arranjo humano afastou a simplicidade da ordem divina. É algo de tal maneira aceito na Cristandade que as pessoas não pensam duas vezes sobre esta posição criada pelo homem na igreja. Isto é tão difundido que pode ser visto desde a catedral de São Pedro em Roma até a menor capela evangélica. O que é mais sério a esse respeito, é que isto interfere na direção do Espírito Santo na assembleia. A noção de um clérigo é “dispensacionalmente um pecado contra o Espírito Santo” (J. N. Darby).
As palavras do Senhor enviadas às sete igrejas em Apocalipse 2-3 indicam que esta prática está na igreja há muito, muito tempo. Isto é indicado naqueles a quem o Senhor chama de “os nicolaítas” (Ap 2:6, 15). Respeitados expositores os identificam como trabalhadores malignos que minaram a ordem apostólica nas igrejas, introduzindo o sistema clero/leigo. Isto pode ser visto a partir do significado do nome que o Senhor deu a eles. “Nico” significa “governar” e “laítas” significa “o povo”, raiz de onde vem a palavra “leigo”. O que precisamos ver aqui é que esta ordem criada pelo homem é algo que o Senhor “odeia” (ARA). Percebendo que essa intrusão na ordem de Deus é algo que não é bíblico e que é odioso para o Senhor, uma assembleia reunida biblicamente certamente deve rejeitá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário