segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

O Ministério das Irmãs


O Ministério das Irmãs

Embora as irmãs não devam estar envolvidas em ações públicas e assuntos administrativos na casa de Deus, muito há que possam fazer. O serviço das mulheres é importante e de grande valor. As coisas que são destinadas a elas, para serem feitas na casa de Deus, são principalmente aquelas que os irmãos não poderiam fazer. Elas podem ajudar em situações que seriam inapropriadas para um irmão.
Em primeiro lugar, a Escritura diz: “Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa” (1 Tm 5:14). Criar uma família para a glória de Deus é um trabalho nobre. Ana é um exemplo do exercício de uma irmã envolvida na criação de um filho piedoso (1 Sm 1-2). Nota: Paulo diz que elas “governem a casa”, e não o marido.
Tito 2:3-5, diz: “As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas [àquelas que dão testemunho das coisas sagradas – JND], não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem [do que é correto – JND]; para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem [se apegarem a – JND] seus maridos, a amarem [se apegarem a – JND] seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a Palavra de Deus não seja blasfemada”. Este é outro importante trabalho que as irmãs podem fazer e que os irmãos não seriam capazes de fazer com eficiência e propriedade.
Se uma irmã não é casada, ou sem idade suficiente para ensinar as irmãs mais novas, ela ainda pode estar “no serviço [ministério] da igreja” (Rm 16:1 – TB). Há muitas coisas relacionadas com a vida na assembleia que a irmã pode fazer e que pode ser de verdadeira ajuda para os santos, por exemplo, ajudando as mães que estão sobrecarregadas com as crianças pequenas; ajudando as irmãs mais velhas que não podem se locomover com facilidade, etc. Estas são boas obras. Febe foi conhecida por ser de “ajuda para muitos” (JND). Talvez ela tivesse o dom de “socorro [ajuda] (1 Co 12:28).
Filipe tinha quatro filhas que profetizavam (At 21:8-9). Isso mostra que há uma necessidade de irmãs – até mesmo irmãs mais jovens – ministrarem ajuda e conforto da Palavra para os outros. Mas perceba, elas não ensinam os irmãos. Isto é visto no fato de que quando Paulo precisou de uma palavra ser dita a ele, Deus não usou uma das filhas de Filipe para falar a ele, embora Paulo estivesse exatamente ali, na casa de Filipe. Ele trouxe um irmão que era um profeta para falar com ele (At 21:10-14). Isto está de acordo com 1 Timóteo 2:11-12.
Priscila e Áquila são um casal modelo em relação aos papéis dos irmãos e irmãs na casa de Deus. Eles são mencionados seis vezes nas Escrituras. Três vezes Áquila é mencionado primeiro, e três vezes Priscila é colocada em primeiro lugar. É significativo e instrutivo que Áquila seja mencionado primeiro quando tinha a ver com a responsabilidade pública de ensino (At 18:2, 24-28; 1 Co 16:19.). Quando tinha a ver com as responsabilidades domésticas, Priscila é mencionada primeiro (At 18:18; Rm 16:3-4; 2 Tm 4:19.). Há muito que aprender com isso. Por exemplo, ao ensinar a Apolo “mais precisamente o caminho de Deus”, Priscila deixou seu marido assumir a liderança neste trabalho (At 18:24-28). Assim, ela estava em sua própria posição de acordo com a devida ordem da casa de Deus. Outro ponto que vale a pena considerar é que cada vez que eles são mencionados nas Escrituras são sempre vistos juntos; eles trabalhavam em equipe no serviço para o Senhor. Isso é louvável. Veja também 1 Coríntios 9:5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário