segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

O Livre Exercício dos Dons na Assembleia


O Livre Exercício dos Dons na Assembleia

Também é importante ver que todos os dons não residem em uma pessoa. A Escritura diz, “Pois a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; a outro a palavra de ciência, segundo o mesmo Espírito; a outro fé, no mesmo Espírito; a outro...” (1 Co 12:8-10 - TB). Um homem pode ter mais de um dom, mas fica claro, a partir desta passagem, que não possuirá todos os dons. Além disso, a assembleia precisará da participação de todos os que tenham o dom para ministrar a Palavra se for para se obter o benefício dos dons em seu meio. Infelizmente o sistema clerical está espalhado por toda a Cristandade. Referimo-nos ao estabelecimento de um homem para conduzir o ministério da Palavra na assembleia – isto é, um sacerdote, um pastor ou um ministro. Isso impede o livre exercício dos dons, liderados pelo Espírito. A ideia de “ministério de um só homem” não é encontrada na Bíblia. Como salientamos, todos os irmãos que têm o dom de ministrar a Palavra deveriam ter liberdade na assembleia para exercitar seu dom conforme o Espírito os conduzisse.
Nem há qualquer menção nas Escrituras de uma pessoa precisando ir a um seminário para ser treinada antes que possa usar seu dom na assembleia. A própria passagem que citamos em 1 Pedro 4:10-11 indica isso. Diz, “cada um de vós, segundo o dom que recebeu, comunicando-o [ministrando-o – JND] uns aos outros” (TB). Não diz, “se alguém tem um dom, que vá a um seminário, e então ministre...”. Simplesmente diz se ele tem um dom, “assim ministre” esse dom. Isto mostra que a possessão de um dom espiritual para ministério da Palavra é a autorização para a pessoa usá-lo.
Novamente, diz: “Se alguém fala, fale como oráculos de Deus; se alguém ministra, ministre como da força que Deus dá” (1 Pe 4:11). Repare novamente que não há menção de ele ir a uma escola e então ser-lhe permitido falar na assembleia. A simples ordem na Escritura é, “Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação” (1 Co 14:26). Se tem “doutrina [ensino – TB] etc., faça-se tudo para a edificação da assembleia. Esta é a ordem de Deus para ministério na Igreja. É assim que a Igreja foi ensinada e edificada nos seus primeiros dias, e esse é nosso modelo para ministério hoje em dia.
A ordem de Deus para ministério, logicamente, deve ser feita sob o controle e direção do Espírito Santo. Se não estivermos sujeitos ao Espírito, poderemos facilmente tornar as reuniões em algo livre-para-todos. Isto estava acontecendo em Corinto e precisou ser corrigido (Co 14:26). O apóstolo indica que se a pessoa persistentemente age na carne, na esfera do ministério, a assembleia tem o recurso de exercitar julgamento sobre essa pessoa. (1 Co 14:29). Será dito mais a esse respeito mais adiante. O ponto a ser entendido aqui é que a resposta a uma ação carnal no ministério público não é estabelecer um sistema que evite que as pessoas falem a não ser que elas tenham sido aprovadas pelo sistema – isto é o sistema clérigo-leigo. Na assembleia onde há a dependência do Espírito Santo e liberdade para Sua ação, Ele vai convocar e energizar os dons espirituais que lá estão, e eles agirão no ensino e exortação para a edificação de todos. A assembleia não precisa de eloquência; ela precisa de edificação. “Cinco palavras” guiadas pelo Espírito Santo podem ser usadas na assembleia para proveito duradouro, mais do que uma grande demonstração de eloquência (1 Co 14:19).
Como não temos mais apóstolos na Igreja, os principais dons para ministrar a Palavra hoje em dia são: evangelistas, pastores, doutores e profetas (Ef 4:11; At 13:1). Vemos esses quatro dons em ação em Atos 11:19-30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário