segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Um Evangelista


Um Evangelista

“E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra senão somente aos judeus. E havia entre eles alguns varões chíprios e cirenenses, os quais, entrando em Antioquia, falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor” (At 11:19-21). Evangelistas são os mensageiros das boas novas – o evangelho. É improvável que todas essas pessoas espalhadas por esta perseguição fossem evangelistas, mas todas ajudaram a espalhar o evangelho. Isto mostra que todos podemos “fazer a obra de um evangelista”, mesmo que não tenhamos o dom de evangelista (2 Tm 4:5).
Aqueles que têm o dom específico de pregar e compartilhar o evangelho sairão com a Palavra conforme dirigidos pelo Senhor (Mc 16:15; At 8:5). A esfera do serviço do evangelista é predominantemente o mundo. Ele deve ser como um compasso, tendo um pé firmemente estabelecido na assembleia e outro alcançando as almas perdidas no mundo. Todo o seu trabalho deve ser feito tendo a assembleia em vista. Paulo indica isto dizendo: “a saber, que os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo corpo e coparticipantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho” (Ef 3:6 – TB). Vemos disso que a verdade do evangelho e a verdade da assembleia estão inseparavelmente ligadas. O material do qual a Igreja, o corpo de Cristo, é composto, é obtido “por meio do evangelho”. Deus pretende que quando uma pessoa é salva, ela seja encontrada, a partir daí, funcionando no corpo como Deus a posicionou.
As “pedras grandes” que foram trazidas com o propósito de construir o templo (1 Rs 5) não eram apenas cortadas do lugar onde eram encontradas; elas eram trazidas ao local do templo e eram assentadas na casa (1 Rs 6). Tirar as pedras da escavação não era um fim em si mesmo. Igualmente a pedras vivas que compõem a casa de Deus hoje foram salvas com o propósito de funcionarem na assembleia para Sua glória. O evangelista deve trabalhar com isso em vista. Querer que almas se salvem sem as ver funcionando em seu lugar no corpo é estar aquém do propósito de Deus para elas.
É claro que este trabalho de um evangelista deve ser feito em comunhão com o Senhor Jesus – “o Senhor da seara” (Mt 9:38). Isso deve ser feito por amor a Cristo e por amor pelas almas. O velho ditado – “O que vem do coração vai para o coração” – é certamente necessário nesse trabalho. Quando almas são salvas, um evangelista conduzido pelo Espírito não dirá aos seus convertidos para irem à igreja de sua escolha, como é frequentemente feito. Em vez disso, ele lhes mostrará que, tendo crido no Senhor Jesus, e consequentemente tendo sido selados com o Espírito Santo, eles já estão na Igreja. E o que eles precisam é continuar “perseverando na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações (At. 2:42). Isto foi o que a Igreja primitiva fez. As quatro coisas mencionadas neste versículo são o que poderia ser chamado de “as quatro âncoras da vida da assembleia”. Se uma ou mais delas faltarem em nossa vida Cristã, iremos de encontro às rochas e naufragaremos (At 27:29; 1 Tm 1:19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário