segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Reunião de Cuidado


Reunião de Cuidado

Esta reunião é de caráter diferente de todas as outras reuniões. As reuniões mencionadas anteriormente são para a assembleia como um todo, mas esta reunião não. É uma reunião privativa para os anciãos e irmãos responsáveis relativamente aos cuidados administrativos da assembleia (Gl 2:2 – “particularmente [privativamente – JND]).
Atos 15:6, 20:18 e 21:18 indicam que é totalmente aceitável irmãos responsáveis se reunirem separadamente da assembleia para tratarem questões administrativas. Essas referências não são exatamente modelos para reuniões de cuidado; aquelas reuniões foram concílios apostólicos que incluíam irmãos de diferentes localidades. Mesmo assim, tais referências dão os princípios para tais reuniões. Uma reunião de cuidado, como sabemos, é exclusivamente para irmãos locais.
Não é uma reunião “dos irmãos” como alguns costumam chamar, mas uma reunião de “cuidado” porque esta reunião não é necessariamente para todos os irmãos numa assembleia local. A Escritura diz: “Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto” (At 15:6). Não são mencionados irmãos jovens, novos convertidos ou irmãs. Aqueles que não estão estáveis na fé poderiam facilmente tropeçar quando vissem “guerras nos portões” (Êx 13:17-18; Jz 5:8). Além disso, os jovens na fé não tiveram sua consciência suficientemente esclarecida quanto aos princípios da Escritura para serem capazes de formar um julgamento espiritual acurado e, portanto, não seriam necessários nesse tipo de reunião. Conforme eles forem amadurecendo poderão participar e aprender como as coisas devem ser manejadas, observando os irmãos mais velhos e experientes.
Enquanto os irmãos, na reunião de cuidado, podem chegar a um caminho a seguir em conformidade com a Escritura que a assembleia deva tomar em relação ao um assunto que possa estar enfrentando, eles não fazem nada separadamente da assembleia (At 15:22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário