Número Seis - Uma
Assembleia Bíblica Reconhecerá os Distintos
Papéis de Irmãos e Irmãs na Casa de Deus
Outra
característica notável que identificará uma assembleia reunida biblicamente é
que os papéis estabelecidos na Palavra de Deus para os irmãos e as irmãs serão
colocados em prática.
Apesar
de isso ser hoje uma prática comum na Igreja, a Escritura não indica que exista
um papel único que atenda a todos na casa de Deus quanto aos homens e às mulheres.
Em 1 Timóteo 2:8-16 vemos que no Cristianismo os irmãos e as irmãs têm papéis
distintos e complementares. Ali é dito: “Quero,
pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem
contenda. Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor
e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas
obras. A mulher aprenda em silêncio com toda a sujeição. Não permito, porém,
que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido [homem – JND], mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois
Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em
transgressão. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com
modéstia na fé, no amor e na santificação”.
A
epístola de Paulo a Timóteo vê a Igreja como a “casa de Deus” (1 Tm 3:15). Esse aspecto da Igreja considera os
santos em sua responsabilidade pública perante o mundo, como testemunhas de
Deus como um Deus Salvador (1 Tm 1:1, 2:3). Como vasos de testemunho de Deus,
os Cristãos devem exibir o verdadeiro caráter de Deus perante o mundo. Portanto
santidade e ordem devem ser visíveis na vida deles. O mundo deveria poder
observar a casa de Deus e conhecer a Deus. O grande propósito da epístola,
portanto, é instruir a ordem adequada à casa de Deus.
Essa
ordem é para ser vista não unicamente quando os santos estão juntos nas
reuniões, mas em todo o tempo, seja em casa, no trabalho, ou quando reunidos
juntos para adoração e ministério. Isso porque somos constituídos a casa de
Deus, e como tal, a somos o tempo todo (Hb 3:6, 1 Pe 2:5). Em 1 Timóteo 2:11-12
fala que as irmãs devem permanecer em “silêncio”
na casa de Deus, mas deveria ter sido traduzido “quietude”. Se fosse silêncio,
então Paulo estaria nos dizendo que as irmãs não deveriam falar em lugar
nenhum, porque estamos na casa de Deus o tempo todo!
Um
estudo cuidadoso das Escrituras indicará que o homem tem a responsabilidade
pública do testemunho verbal na casa de Deus, e a mulher de dar o suporte a
esse testemunho por sua postura e comportamento. Por isso, toda ação pública na
casa de Deus deve ser exercida pelos irmãos.
Quanto
à esfera do sacerdócio, as irmãs não são orientadas a exercerem o seu
sacerdócio (de forma audível) publicamente, como são os irmãos. Paulo diz: “Quero, pois, que os homens orem em todo o
lugar” (1 Tm 2:8) – “em todo o
lugar” incluiria a esfera pública. É significativo que isso não seja dito
com relação às mulheres; elas devem orar, mas não fala que elas devem fazê-lo “em todo o lugar”. A passagem em 1
Coríntios 11 indica que as irmãs devem orar e profetizar (v. 5), mas isso é
feito fora das reuniões da assembleia. Isto é indicado pelo fato de as
instruções para conduta, “quando vos ajunteis
em assembleia” (v. 18 – JND) começarem nessa epístola a partir do versículo
17 do capítulo 11 e continuarem até o fim do capítulo 14. O versículo 17 marca
o início de uma nova seção da epístola que trata sobre questões relacionadas
aos santos quando estão em assembleia. Irmãs são mencionadas “orando e profetizando” antes de o apóstolo falar da esfera da
assembleia.
Com
relação à esfera de ministério da Palavra na assembleia, 1 Coríntios 14:29 diz:
“E falem dois ou três profetas, e os
outros julguem”. Note que o texto não diz “E falem duas ou três profetizas...” (P.ex.: 2 Cr 34:22; Ap 2:20). E então, nos versículos 34 e 35,
Paulo diz definitivamente: “as vossas
mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas
estejam sujeitas, como também ordena a lei.” A palavra “caladas” aqui é diferente da palavra “em silêncio” usada em 1 Timóteo 2:11-12, e está adequadamente
traduzida como silêncio. A esfera da qual Paulo está falando em 1 Coríntios 14
é a da reunião pública da assembleia e não sobre a conduta geral na casa de
Deus, como em 1 Timóteo.
Parece
que o apóstolo previa que pessoas iriam querer desafiar isto, então ele
acrescenta “Se alguém cuida ser profeta,
ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do
Senhor” (v. 37). Além disso, no início da carta, Paulo disse que todas as
instruções na epístola eram para “... todos os que em todo o lugar invocam o
nome de nosso Senhor Jesus Cristo...”
(1 Co 1:2). Assim, essas coisas foram escritas para todas as assembleias
Cristãs, não apenas para a assembleia em Corinto.
Quanto
à esfera da administração da assembleia, a Escritura diz: “Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este
assunto” (At 15:6). Não há menção de irmãs e jovens nestas reuniões. 1
Timóteo 3:2 confirma isso, afirmando que um bispo era para ser “marido de uma mulher”, da mesma forma,
um diácono (1 Tim 3:11-12). Uma vez que apenas um homem poderia ser um “marido”, é claro que este trabalho de
responsabilidade administrativa na assembleia não é para ser exercido por
irmãs.
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