segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Número Três - Uma Assembleia Bíblica Dará ao Senhor Seu Legítimo Lugar na Condução das Reuniões Pelo Espírito Santo


Número Três - Uma Assembleia Bíblica Dará ao Senhor Seu Legítimo Lugar na Condução das Reuniões Pelo Espírito Santo

Vamos de novo para Mateus 18:20, mas agora para focarmos em outra parte do versículo. “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em [colocados juntos ao – JND] Meu nome, aí estou Eu no meio deles.” O ponto que queremos destacar agora é o fato de que o Senhor está “no meio” de uma assembleia reunida biblicamente. O Senhor fez uma maravilhosa promessa aqui! Ele prometeu estar realmente no meio daqueles reunidos ao Seu nome. Ele não está falando de estar lá fisicamente, mas em espírito.
Isto significa que se Ele, que é a Cabeça da Igreja, está no meio da assembleia, assim reunida pelo Espírito ao Seu nome, Ele deve ser o Único a dirigir as reuniões. Hebreus 2:12 confirma isto dizendo que o Senhor está “no meio da congregação [assembleia – JND] – e Ele está lá para guiar o louvor do Seu povo. Seu grande Agente para guiar todo o proceder na assembleia é o Espírito Santo. Consequentemente, uma assembleia reunida biblicamente não terá um homem estabelecido em seu meio para conduzir as reuniões – isto é, um clérigo (assim chamado sacerdote, pastor ou ministro). Definir um dirigente humano para conduzir os procedimentos na assembleia – independentemente de quão piedoso e dotado ele possa ser – é uma negação de que Cristo está lá para dirigi-la pelo Espírito.
Primeira aos Coríntios 12:7-11 diz, “Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil [para proveito comum – AIBB]. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer”. Esta passagem indica que o Espírito de Deus não somente dá dons espirituais aos membros do corpo de Cristo, mas também dirige a operação desses dons na assembleia. Se for dada liberdade ao Espírito de Deus nas reuniões da assembleia, o Senhor, pelo Espírito, conduzirá um aqui e outro ali para que apresente uma palavra de louvor ou ministério. No capítulo 14:26-40 vemos isto em ação, indicado (na versão inglesa King James) pela palavra “let”[1]. Esta pequena palavra é usada 12 vezes nesses poucos versículos que descrevem os procedimentos numa reunião de ministério na assembleia. É uma exortação aos santos para que permitam o Senhor conduzir pelo Espírito os vários membros do Seu corpo que estão presentes na reunião, em adoração e ministério.


[1] N. do T.: Na versão em português o verbo “let” [permitir ou deixar acontecer] está subentendido no verbo fazer – “faça-se”

Nenhum comentário:

Postar um comentário