Cobertura para a Cabeça
A
passagem em 1 Coríntios 11, já citada, indica que as irmãs, numa assembleia
reunida conforme a Escritura, também cobrirão a cabeça quando questões divinas
e tópicos da Escritura estiverem em discussão. E isso não deverá ser assim
apenas nas reuniões da assembleia, mas a qualquer momento quando as Escrituras
são abertas, pois, como já mencionado, instruções quanto ao seu uso são
encontradas no mesmo capítulo antes
de ser mencionado o que é específico para reuniões da assembleia.
O
ato de manter as cabeças dos irmãos descobertas e de cobrir as cabeças das
irmãs é uma demonstração prática dos princípios envolvidos na confissão do
Cristianismo. O apóstolo diz: “Mas quero
que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da
mulher; e Deus a cabeça de Cristo” (1 Co 11:3). Sendo assim, os homens
devem descobrir as suas cabeças quando estão envolvidos em atividades
espirituais, ou seja, “oração ou
profecia”. Ao fazerem isso, eles estão reconhecendo que toda a glória
pertence a Cristo, “porque é a imagem e
glória de Deus” (v. 7). Este ato glorifica a Cristo e deve ser feito com
isso em vista.
Da
mesma forma, a mulher no Cristianismo representa a glória do homem. Ele diz: “mas a mulher é a glória do homem. Porque o
homem não provém da mulher, mas a mulher do homem. Porque também o homem não
foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem. Portanto, a
mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos” (1 Co
11:7-10). O cabelo da mulher representa a glória natural do primeiro homem.
Sendo este o caso, o cabelo da mulher deve ser coberto quando ela está
envolvida em atividade espiritual. Quando as irmãs usam uma cobertura para a
cabeça, elas estão anunciando o fato de que elas não reconhecem o primeiro
homem como tendo qualquer lugar no Cristianismo (Fp 3:3; Cl 2:11-12). Isso não
tem nada a ver com os maridos e esposas. O artigo “o” ou “a” antes de
“homem” e “mulher” na passagem (que constam na versão King James, e nas em
português) não está no texto original grego, porque ele está se referindo a
homens e mulheres de forma genérica. A confissão envolvida no ato de cobrir a
cabeça de uma mulher deve ser vista como um privilégio, não como um dever.
Quando a irmã entende o princípio envolvido, ela deve estar feliz em ter um
sinal sobre sua cabeça.
Para
esclarecer um ponto de mal-entendidos, é bom salientar que há duas palavras
diferentes usadas para o “véu” em 1
Coríntios 11. O Espírito de Deus propositadamente usa duas palavras diferentes
no idioma original para distingui-las. A palavra em grego para “véu”, nos versículos 4-6, é “katakalupo”. Ela indica uma cobertura
artificial, como um chapéu, um lenço ou uma mantilha. Mas uma palavra
completamente diferente para “véu” é
usada no versículo 15 — “peribolaiou”.
Isso se refere ao cabelo da mulher que Deus lhe deu para cobrir a sua cabeça. O
cabelo da mulher é um véu (ou cobertura) que aumenta a sua beleza natural.
Contudo, o ponto do apóstolo nesta passagem é que, já que a cabeça da mulher
representa a glória do homem, sua cobertura natural de cabelo é para ser
coberta com uma cobertura artificial. Como mencionado, este ato significa uma
confissão prática que nós, como Cristãos, não reconhecemos nem damos lugar ao
primeiro homem nas coisas divinas.
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Resumo: A assembleia reunida em conformidade com a Escritura
irá reconhecer e guardar os diferentes papéis dos irmãos e irmãs, mesmo que
isso não seja popular na Cristandade
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