segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Segunda a Timóteo 2:19-22


Segunda a Timóteo 2:19-22

A palavra “remanescente” não é usada em 2 Timóteo 2:19-22, mas esta passagem contém este princípio. Ela se concentra nos exercícios que precisamos ter para sermos levados a uma posição de remanescente em dias de desordem do testemunho Cristão. Paulo apresentou o caminho a Timóteo e a nós. Ele disse: “qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade. Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas [desses (vasos), em se separando deles – JND], será vaso para honra, santificado e idôneo [útil – JND] para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra. Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor” (2 Tm 2:19-22).
Muitas vezes tem sido dito que esta passagem é a carta para o crente em um dia de ruína e fracasso. A condição arruinada da profissão Cristã é comparada a “uma grande casa”. A casa é vista em desordem e caracterizada pela mistura de coisas nela – algumas honrosas outras desonrosas. Os vasos de “ouro e prata” falam dos verdadeiros crentes, os vasos de “pau e barro” dos falsos professantes. Eles são vistos todos juntos misturados. Uma vez que a associação com o mal corrompe (1 Co 15:33; 1 Tm 5:22; Ag 2:10-14; Dt 7:1-4; Js 23:11-13; 1 Rs 11:1-8 etc.), os vasos de ouro e prata são vistos como corrompidos por sua associação com os vasos de pau e barro. A contaminação pode decorrer da associação tanto com as próprias pessoas, quanto com seus princípios e práticas errôneos – quer seja doutrinal, moral ou eclesiástico.
Quando o apóstolo se refere aos vasos “para honra” e “para desonra”, parece que ele está indicando o estado dos vasos. Enquanto todos os que são meros professantes na casa são certamente vasos para desonra, nem todos os verdadeiros Cristãos podem estar igualmente em honra. Se crentes não estão indo bem com o Senhor podem também ser classificados como vasos para desonra. Mesmo sendo poucos, são os vasos para a honra que são santificados.
O ponto não é ser meramente vaso “para honra”, mas ser um “santificado” vaso “para honra”. Isto envolve purificar-se da mistura por meio da separação. Estes versículos claramente ensinam que não é possível ser um vaso santificado se permanecemos em comunhão com a corrupção da casa. A simples associação com má doutrina e prática é suficiente para nos contaminar, mesmo que pessoalmente não sustentemos ou pratiquemos o mal. Portanto, o grande exercício para o crente que deseja ser fiel é “apartar-se” da injustiça e da iniquidade separando-se da mistura na casa. Assim, ele se torna um vaso “santificado” para honra. É a separação que deve ser praticada na casa de Deus. O crente não é chamado a deixar a casa, porque isso significaria abandonar completamente a profissão Cristã, mas se separar da sua desordem. (compare Provérbios 25:24). Nem é chamado a “purificar” a casa de tudo que desonra o Senhor, mas sim “purificar-se” da mistura na casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário